top of page

Para escrever nos comentários:
Escreva, Clique em PUBLICAR .

Arte Tumular

Arte tumular e símbolos. Alguns pelo caminho da história.

 

O que representa o termo Arte Tumular?


A Arte Tumular, Arte Fúnebre ou Arte Funerária, de forma geral, podemos dizer que ambos são termos usados para designar as obras de artes criadas para as sepulturas nos cemitérios e nas igrejas.


Uma interpretação da vida e da morte através de um conjunto de símbolos ou obra narrativa dos quais utiliza-se matérias diversos como mármore, granito, ferro fundido, bronze e outros.


A arte tumular atingiu seu apogeu nos séculos XVIII e XIX, que atualmente tem perdido espaço devido aos cemitérios de jardim, no qual não há um tumulo visível.


A seguir alguns símbolos ou Artes Tumular:

(Foto Internet)


Os Símbolos


Existe uma representatividade para cada símbolo usado nos túmulos. Sobre a obra narrativa o significado dos objetos construídos é literal e não metafórico, um exemplo está nos imigrantes que tem suas epopeias narradas a partir da sua terra natal, com navios e o final da vida sendo retratada na vida industrial.


Ambas as formas identificam duas linhas: A Nobreza e a Burguesia Industrial. Na primeira temos os brasões e na segunda a importância de demonstrar a importância da suntuosidade, ou seja, do luxo.


Alguns dos símbolos mais comuns:


Pietá: A escultura de Maria com Jesus recém crucificado nos braços, representa o desejo de que a alma seja bem recebida.


(Foto Internet)


Anjos: O protetor da alma, garantido uma boa travessia. É comum vê-los representados como anjos com asas. E a forma como o Anjo está representado, também possui diferentes significados.


(Foto Internet)


O Anjo que aponta: Quando a mão aponta o céu, significa que o falecido era considerado uma pessoa boa, esperando que ele vá direto para o paraíso.


(Foto Internet)


O Anjo pensativo: Significa que está refletindo sobre a vida do falecido, sem saber se haverá a absolvição de seus atos em vida.


(Foto Internet)


Os Anjinhos e/ou Crianças: Os túmulos de crianças. É comum ver presentes como balinhas e brinquedos deixadas como homenagens ao falecido vez ou outra. Os botões de rosa também são usados nesses casos de mortes prematuras.


(Foto Internet)

(Foto Internet)

(Foto Internet)


Guirlanda: Simboliza o triunfo da vida sobre a morte. Na imagem está o tumulo de Monteiro Lobato, no Cemitério da Consolação (tem post aqui no blog sobre o local – em Lugares Assombrados).


(Foto Thais Riotto)


Coluna partida: Simboliza que aquele é o último túmulo de uma família tradicional.


(Foto Internet)

Cruz: Significa a representação entre o plano material com o transcendental (conceito) em seus eixos perpendiculares.


(Foto Internet)

Vaso Vazio: Desenhados ou cravado no tumulo representa o corpo separado da alma.


(Foto Internet)


Ampulheta: Representa à utilização e fim do tempo de vida terrestre, e seu reinício em outro plano.


(Foto Internet)


Ampulheta alada com tochas invertidas: símbolo do tempo que voa, e a chama da vida sendo apagada.


(Foto Internet)

As tochas Invertidas: Significam que o fogo da alma continua aceso, mesmo depois da morte material.


(Foto Internet)


Papoula: Flor do sono, a representativa do sono eterno.


(Foto Internet)


Esfinges: Os egípcios davam grande importância à morte, então é uma forma de prestar respeito à morte sem necessariamente recorrer à simbologia cristã.


(Foto Thais Riotto)


Portões Abertos: Representa os portões do paraíso.


(Foto Internet)


Livro Aberto: O livro aberto pode significar que a pessoa era um cientista ou um ávido leitor da bíblia. Nos dois casos, ele representa que a pessoa era aberta para Deus.


(Foto Internet)


Entre muitos outros símbolos que compões os túmulos, alguns ainda podem ser vistos nos mais diversos cemitérios, outros foram só podem ser encontrados em antigos cemitérios, normalmente e cidades mais antigas.


 

Mais Informações sobre Arte Turmular & Turismo Cemiterial nos Livros:



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page