top of page

Para escrever nos comentários:
Escreva, Clique em PUBLICAR .

The Casket Girls: As Meninas do Caixão (Vampiros?)

Local: New Orleans


(Foto Online)


História - Onde tudo começa - Nova França:


01º Grupo


No ano de 1663, começa a história com um programa iniciado pela Coroa Francesa para criar crescimento populacional no Novo Mundo. A colônia canadense da Nova França, atualmente Quebec.


O intendente da Nova França, Jean Talon, escreveu para o rei Luís XIV, pedindo o envio de mulheres. O rei concordou e passou a recrutar as mulheres para serem enviadas. Foi um processo longo e rigoroso: As mulheres deveriam ter entre 12 e 25 anos e fornecer uma carta de seus respectivos párocos recomendando-as para o cargo. O programa recebeu o nome de Filles du Roi (As Filhas do Rei).


Entre os anos de 1663 e 1673, aproximadamente 800 jovens fizeram a viagem da França ao Canadá. Infelizmente, segundo registros nem todas sobreviveram ou seguiram o programa: Algumas morreram a caminho de Montreal; outros ficaram no porto na França e repensaram suas decisões de vida antes de voltar para sua aldeia; enquanto outros foram mandados de volta do Canadá para a França por não cumprirem os padrões de serem os Filles du Roi.


 

02º Grupo - Biloxi:


Em Julho do ano de 1704, um novo grupo de moças foi enviado, dessa vez para colônia francesa em Biloxi (Uma cidade localizada no litoral do estado do Mississippi, no Condado de Harrison. A primeira colónia francesa permanente na Louisiana foi fundada em Biloxi), a pedido de Jean Baptiste La Moyne, Sieur Bienville, a moças eram para casar-se com os soldados. Um grupo de 23 moças, foram enviadas pelo rei Luís XIV.

 

03º Grupo: As Noivas Baleine


Esse terceiro grupo, já não era mais de moças tão puras ou virtuosas, esse grupo foi enviado para a nova colônia de New Orleans, no ano de 1721.


Os homens precisavam de noivas, pois estavam tendo casos ilícitos com mulheres escravizadas. Era preciso que tivessem na cidade, mulheres boas e virtuosas. Ao menos, assim foi pedido ao rei.


E mais uma vez, o rei concorda, mas dessa vez ele recorreu ao Hôpital Général de la Salpêtrière, na época era conhecido como Casa de Correção, eram mulheres destituídas, a maioria eram prostitutas e todas deveriam se tornar esposas adequadas. (Atualmente é uma dependência do Hospital Geral de Paris).


Em 08 de Janeiro do ano de 1721, o grupo formado de 88 mulheres chegam perto de Mobile Bay. Mas, segundo registros não foram elas que mudaram a visão de New Orleans, a cidade já tinha na época uma visão de um ambiente conciso e depravado, ela apenas somaram.


O programa, dessa fez tinha essa falha, e novamente Bienville, tenta alguns anos depois, escrevendo ao rei o pedido de um novo grupo. E novamente ele recebe as moças, no ano de 1728.


É nesse ano que elas chegam com seus cassete e passam a ser conhecidas como as Meninas do Caixão.


(Foto Online)


Uma curiosidade para entender a história: O que significa “cassete”


Cassete é uma palavra do francês médio, que era usado para referir-se a uma pequena caixa para joias ou "baú. O termo existe, por causa dessas moças, porque em seus baús, elas traziam fitas cassete, que tinham lembranças e filmes de suas famílias. No ano de 1900, o termo caixão, passa a ser usado para referir-se a um objeto de sepultamento, o termo era comum na América do Norte.


(Foto Online)

 

O Terceiro Andar do Convento & Vampiros:


(Foto Online)


O porto de New Orleans fervilhava, os homens gritavam, as caixas de madeira raspavam no solo enquanto eram retiradas dos navios. E o grupo de moças abordo, viam La Nouvelle Orléans como uma cidade desconhecida com um “gostinho” de proibido. Ao avista-las, os rumores começaram.


Os sussurros pela cidade diziam: “Pâle”, referência as pele pálidas que elas tinham, eram tão brancas que ficavam vermelhas e empoladas instantes depois de suportar o sol quente. Outra palavra que se ouvia entre sussurros era Filles a la Cassette: As meninas do Caixão.


Foram hospedadas no convento sob a proteção das freiras ursulinas, seria ali sua nova casa até seus respectivos casamentos.


Mas, segundo registros da época, nem todas tiveram seus casamentos brilhantes em seus primeiros anos no bairro de French Quarter, New Orleans. Algumas tiveram destinos que nem imaginavam. Algumas foram desrespeitadas, outras casavam-se apenas para serem maltratadas pelos maridos e outras forçadas a prostituição.


Farto, o rei exige o retorno delas para à França, imediatamente.


Diante dessa nova decisão do rei, as Irmãs do Convento das Ursulinas, levam os baús em forma de caixão para o terceiro andar do convento. As janelas e a porta do terceiro andar sempre haviam sido lacradas e assim permaneciam naquela época. Os baús contendo todos os pertences delas, ficariam ali, até que as mesmas retornassem para à França.


(Escada para o Terceiro Andar - Foto site oficial)


Algum tempo depois, quando as freiras voltaram ao terceiro andar, encontraram uma situação completamente diferente. Os baús estavam vazio. Foi realizado, sem poupar esforços, todo uma busca no convento incluindo todos os cantos do terceiro andar, mas os pertences nunca foram recuperados.


Preocupadas que as jovens pudessem ser algo diferente do que diziam ser, as freiras ursulinas não pouparam despesas para garantir que nada jamais deixasse aquele espaço no terceiro andar, dessa forma as portas foram trancadas; os pregos das janelas foram abençoados pelo próprio Papa e presos no lugar. E por toda a cidade novos sussurros eram ouvidos: Vampiros!


 

Ano de 1978 - Antigo Convento das Ursulinas:


(Foto Online)


Dois investigadores paranormais, começam a trabalhar em busca de respostas para saber a verdade sobre elas, se realmente eram Vampiros.


Acamparam em frente ao Antigo Convento das Ursulinas, onde resolvem passar a noite e ver se sentiam alguma coisa fora dos muros ou se viam algo que pudesse dar uma direção entre a verdade e a lenda.


Algumas horas se passam, sem nenhum evento acontecendo, eles acabam por dormir, dizem que eles não prestaram atenção nas venezianas do terceiro andar que abriam e fechavam.


A questão é que eles não acordaram, ao contrário, na manhã seguinte estavam mortos. Seus corpos foram rasgados, devastados como se fossem garras de animais, e não havia sangue.


 

Vampiros...?


No início do século XX, a história das Meninas do Caixão, serem vampiras círculos por toda a cidade. Turistas, chegavam para saber mais sobre detalhes, e o Guia local aguardava para mostrar, apenas apontando, as venezianas do terceiro andar do convento. Pois nunca esteve aberto para visitação.


E dessa forma, continuo alimentando a imaginação de moradores e turistas sobre vampiros estarem trancados ali, ou usarem o terceiro andar como moradia eterna.


... Ou Lendas?


Uma verdade é que esses rumores sobre vampiros, e sobre as Meninas do Caixão, é uma história bem mais recentes do que a chegada delas na cidade. Começou pouco tempo depois, da escritora Anne Rice, escrever sobre seu livro: Entrevista com o Vampiro, no qual os fãs da escritora e do tema, começaram rapidamente associar as histórias antigas da cidade, ao Vampiros. Enfatizando que os Filles a la Cassette estavam na verdade transportando vampiros nos baús do Velho Mundo para Nova Orleans.


E tinha uma questão física, real que somava muito para os fatos sobre os Vampiros, que eram realmente a pele pálida, considerando os tempo que essas moças ficavam trancadas nos navios e depois nos conventos, e quando o sol por fim tocava suas peles, acabavam “queimando” ou deixando manchas vermelhas.


Não existe de fato, nenhum registro oficial ou artigos nos jornais da época, no qual os New Orleanians, realmente acreditavam no ano de 1728 que elas vampiras.


(Foto Online)

 

O Segredo do Terceiro Andar do Convento:


Nunca ouve registros de que o Papa, teria realmente abençoado os tais pregos que foram usados para manter fechado o espaço. Parece, segundo os pesquisadores, um pouco improvável.


E, as janelas, com venezianas são um belo estilo de arquitetura da época, e ficavam sempre fechadas, mesmo naquela época, por não ter nenhuma atividade no local, dessa forma, não fazia sentido mantê-las aberta. Segundo informações da paroquia, o Terceiro Andar sempre foi usado, pelo mesmo motivo, atual. Um arquivo de registros e um espaço para armazenar alguns intens.



O que são Verdades ou Lendas sussurrada sobre as Meninas do Caixão e sobre o Terceiro andar do Antigo Convento das Ursulinas?


(Foto Online)


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page