top of page

Para escrever nos comentários:
Escreva, Clique em PUBLICAR .

Tim Burton

Diretor, Roteirista, Escritor, Pesquisador, Ator.

 

“Eu lembro quando eu era mais novo, eu tinha duas janelas no meu quarto, janelas legais por onde eu via o gramado e por alguma razão meus pais fecharam elas e me deram essa pequena janela cortada em que eu tinha de subir na escrivaninha para ver o lado de fora. Desde esse dia eu nunca perguntei a eles o porquê, eu deveria perguntar...” Tim Burton


Timothy Walter Burton, nasceu no dia 25 de agosto do ano de 1958. Filho de Jean Rea Burton, da qual a mãe, mais tarde seria dona de uma loja de presentes e William "Bill" Burton, ex-jogador de beisebol da segunda divisão, que trabalhava nos parques da cidade e no departamento de recreação na cidade de Burbank. Conhecido por seu nome artístico: Tim Burton, nasceu na cidade de Burbank, condado de Los Angeles, Califórnia.



(Foto Internet)


Desde muito novo já mostrava interesse por histórias de monstros, seus desenhos, suas pinturas e suas paixões estavam nos tons escuros. Sua peculiaridade era cada vez mais destacada, quando criança.


E da criança ao adolescente, gostava de ficar trancado em seu quarto, ocupando-se de seus passatempos que mesclavam brincar com sua imaginação, até suas pinturas e desenhos de monstros.


Outro passatempo que ele possuía era ir ao Cornell Theatre, onde eram agrupados de dois a três filmes de terror e cobrava-se 50 centavos, para assisti-los. Um dos filmes que ele mais gostava, era de terror d o diretor, produtor e ator Roger Corman, que inspiravam seu amor ao estilo macabro.


Outra inspiração ainda quando criança se remete ao Dr. Seuss, foi um autor infantil, cartunista político e animador norte-americano que ficou conhecido por seu trabalho ao escrever e ilustrar mais ou menos 60 livros utilizando o pseudônimo de Dr. Seuss. Tim Burton disse em uma entrevista que adora as histórias simples e líricas dele.


Aos 13 anos de idade, no ano de 1971 fez um curta metragem intitulado como The Island of Doctor Agor (Em português: A Ilha do Doutor Agor). Escrito, dirigido e estrelado por Tim Burton, como o Doutor Agor. O filme foi adaptado da história de HG Wells, com o título: The Island of Doctor Moreau. O roteiro é sobre um médico que cria criaturas monstruosas em uma ilha tropical. Moreau é um cientista obcecado por transformar animais em homens através de cirurgias e hipnose.


Na adolescência, vivia uma briga interna contra a solidão. Tim Burton sempre se considerou um menino diferente, com gostos estranhos e sempre se sentiu muito solitário.



(Foto Internet)

(Foto Internet)


Casamentos


Tim Burton foi casado com a artista Lena Gieseke, que nasceu na Alemanha. O casamento terminou no ano de 1991.


Depois de quatro anos solteiro, Tim Burton passou a viver com a atriz e modelo Lisa Marie. Ela atuou nos filmes que Burton realizou durante os anos de 1992 até 2001, quando o relacionamento dos dois terminou.


Durante as filmagens de Ed Wood e Mars Attacks, Tim Burton se encantou com a atriz inglesa Helena Bonham Carter e passaram a ter um relacionamento romântico. Os dois se conheceram durante as filmagens de Planet os the Apes. Juntos o casal tem dois filhos: Billy Raymond e Nell. A atriz também atuo em diversos filmes de Burton. O casamento dos dois terminou no ano de 2014.


Padrinho & Amigo: Johnny Depp é padrinho de ambos os filhos de Tim Burton com Helena Bonham Carter, e em uma entrevista ele escreve sobre Tim Burton: “O que mais posso dizer sobre ele? Ele é um irmão, um amigo, o pai de meu afilhado. Ele é uma alma única e corajosa, alguém que eu iria até os confins da terra e ele faria o mesmo por mim".


 

Insígnia de Chevalier de Artes e Letras: No dia 15 de março de 2010, Burton recebeu a Insígnia de Chevalier de Artes e Letras, do Ministro da Cultura Fréderic Mitterrand.


Festival Anual de Cinema de Cannes: Tim Burton foi presidente do júri do 63º Festival Anual de Cinema de Cannes, que aconteceu de 12 até 24 de maio do ano de 2010 em Cannes, França.



(Foto Internet)

(Foto Internet)

(Foto Internet)

(Foto Internet)


Artes Visuais


Tim Burton começou a desenhar muito cedo, uma fuga de sua realidade e nervosismo quando criança. Através de seus desenhos e conforme o menino crescia passou a trabalhar com stop-motion, técnica baseada nos artistas que tanto admirava, filmes caseiros e ao passar dos anos foi aprendendo técnicas até chegar no profissional que conhecemos hoje.


A mente inquieta, repleta de imaginação e de referência cinematográficas, de livros, de quadrinhos, de programas que assistia costurados a seus medos, a solidão, ao menino tão diferente e peculiar passou a ser uma arte, uma linguagem. A arte no papel utilizadas por tantas ferramentas diferentes, ganhava vida, passou a ser vista, passaram. A arte e Tim Burton.


Essas artes visuais podem ser vistas durante as diversas exposições ao redor do mundo, nos mais diferentes museus e centros culturais que apresentam as obras e a vida de Tim Burton.


 

Outras informação:


Filmes (detalhes e datas), Exposições, Curiosidades, Livros estão no livro:


O jogo cinematográfico sob a perspectiva de Tim Burton - Thais Riotto



(Design - Thais Riotto)


O Livro está à venda na AMAZON e faz parte do meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso do MBA/Pós Graduação: Direção de Arte para Propaganda, TV, Vídeo, Cinema & Editoração. (Universidade Estácio de Sá - São Paulo/Brasil 2019/2020).



(Design - Thais Riotto)

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page