top of page

Para escrever nos comentários:
Escreva, Clique em PUBLICAR .

Turismo Assombrado


Foto: Paranapiacaba - Thais Riotto


Esse estilo de Turismo, tem crescido na mídia com o passar dos anos, apesar de ser um turismo que existe desde a antiguidade.


O Turismo Assombrado está ligado diretamente com locais que possuem histórias e lendas de espíritos que faleceram no local ou que tinham alguma conexão com o mesmo.


O que torna esse turismo diferenciado, é a forma como cada tipo de público interage quando buscam por essas viagem. Pode-se dividir em três grupos:


1. Os que acreditam em fantasmas ou espíritos,


2. Os que buscam por aventuras e gostam de lendas e histórias,


3. E um terceiro grupo que apesar de ser minoria, existe, são pessoas que tentam provar para si ou para outros que fantasmas não existem, que tudo não passa do fruto da imaginação.


E, é exatamente esses três grupos, que faz com que o Turismo Assombrado e seus nichos (segmentos) chamem a atenção, pois não há uma grupo específico, mas sim o entretenimento de visitar locais com “Eternos Moradores” (fantasmas).


Com tudo é preciso ter alguns cuidados quando se refere ao Turismo Assombrado, nem todos os locais que usam o termo “fantasma”, fazem parte desse segmento do turismo.


É o caso, por exemplo, do termo “Cidades Fantasmas”, são cidades abandonadas, sem nenhum morador, ou no máximo um caseiro ou vigia. Por isso o termo é usado, é uma cidade vazia. Mas, não necessariamente, tenham lendas e histórias de espíritos (assombração).


Outro ponto interessante, é que o Turismo Assombrado, possui nomenclaturas (nomes) diferentes para descrever o mesmo turismo:


 

Turismo Sobrenatural: O termo sobrenatural, com base em vários dicionários, coloca como sendo um lugar, pessoa ou situação que se apresenta além do natural do que se pode ver ou sentir de forma comum. Enquanto o termo nas artes, mais especificamente no Cinema, traz a imagem de monstros, demônios e fantasmas.


 

Turismo Dark: São locais que possuem alguma referência com a morte, e trazem energias, histórias e lendas carregadas de sofrimento. E tem histórias macabras e de terror.


Podem ser citados, para explicar como local os antigos sanatórios, dos quais as pessoas eram levadas para esses locais, pelos mais diversos motivos, a maioria doenças não conhecidas, e grande maioria desses locais usavam tratamentos de choque, e pós morte, os espíritos continuam sentido o pavor e o medo, criando muitas vezes devido as histórias e dados médicos, lendas macabras e de terror.


 

Tanaturismo: O termo junta duas palavras: Tânato e Turismo. Tânato na mitologia grega é o símbolo da morte. E no Latim: Tânato = Letum ou Mors, que também significa Morte. Locais que estão interligados com acontecimentos nos quais a Morte aconteceu.


Um exemplo físico para explicar sobre essa visão, são hotéis ou casas, dos quais a morte ocorreu no local, seja por acidente ou assassinato, e o turismo ocorre muitas vezes no interesse de conhecer esses locais e fazer contato com os espíritos, ou muitas vezes pela curiosidade de ver de perto o local do crime.


 

Turismo Macabro: Locais dos quais a história traz lendas sobre a morte, e que carrega energias pesadas, onde ocorreram situações de medo e pavor. São locais assustadores e de fantasmas que aterrorizam o público.


Para exemplificar, esse estilo de turismo através de um local, seria a Ilha de Poveglia, localizada na Itália. Voltando no tempo, da época da Peste Negra, a ilha foi usada, para levar as pessoas que estavam doentes, ou que os médicos achavam que tinham a doença, e podiam contaminar outras pessoas, considerando uma época até onde não se sabia o que da fato transmitia a Peste Negra, em uma época da ilha que só a via vegetação, não tinha arquitetura, ou nada que desse segurança.


As pessoas eram enfiadas em um barco, indiferente da idade, da hora, podia ser de noite, de dia, apenas eram arrancadas de suas casas, de suas famílias, e levadas para ilha, para morrer. Mesmo se houvesse melhora, os barcos só levavam pessoas, nunca tiraram ninguém da ilha. Morriam pela doença, pela dor, pela fome, pelo frio, pelo medo. Atualmente a ilha é conhecida como a Ilha mais macabra do Mundo. E a pergunta, é sempre a mesma, macabra para quem? Para os vivos que hoje tem conhecimento ou para eles, Eternos Moradores (espíritos) que morrem ali sozinhos.


 

Turismo Assombrado: São locais que possuem situações que vão além do natural, algo extraordinário. Essa palavra costuma estar ligada diretamente com tudo que não podemos compreender através da lógica, em que não há uma explicação para algo que está acontecendo.


São locais que existem lendas e histórias de antigos e Eternos Moradores, casas, hotéis, ilhas, naufrágios, cemitérios, sanatórios entre tantos outros, é uma termo, mais ameno para referir-se aos que fizeram a travessia para o mundo dos Mortos.



 

Esse Post também aparece na revista Hostmakers. Em PDF abaixo, a revista completa.


Edição Abril-Maio 2023- Hostmakers Magazine
.pdf
Fazer download de PDF • 15.82MB


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page