top of page

Para escrever nos comentários:
Escreva, Clique em PUBLICAR .

13 Yule Boys: Os 13 rapazes de Yule

Local: Islândia - Tradição do Natal


Internet

Treze Dias que antecede a Noite do Natal, as crianças penduram sapatinhos com as cores do Natal na janela. As famílias costumam deixas biscoito, leite, lanche feito com um pão de folhas (um lanche tradicional Islandês feito no Natal (laufabrauð).


Foto: Internet - laufabrauð -

As crianças sabem que a cada dia um Yule, com uma personalidade única, ira chegar e deixar um presente ou um castigo e como eles descem das montanhas, e fazem longas caminhadas podem pegar algo para beber e para comer na viagem.


Internet
 

Presente Ou Castigo:


O presente pode ser qualquer coisa que lembre algo bom. O castigo normalmente é uma batata podre. Lembrando a criança que ela foi travessa durante o ano.


(Imagem - Internet)

 

Islândia – Lenda & Magia:


Essa tradição tem se repetido por anos. E contada de geração para geração, com algumas alterações. A tradição faz parte da cultura folclórica da Islândia.


Google Maps
 

História Original:


Há muitos anos os adultos contavam que os 13 Yules eram (monstros/ogros) que viviam nas montanhas, e capturavam e comiam as crianças que se comportavam mal. Diziam que o crime era de família.


Internet
 

A Família: Gryla e Leppaluoi, os 13 Yules e o Gato Preto


Gryla e Leppaluoi: Dois ogros gigantes. Gryla, fazia sopa de criança mal comportada, e que Leppaluoi era seu terceiro marido. Viviam nos campos de lava da Islândia, em um local chamado Dimmuborgir, próximo a Mývatn. Um local que peculiar onde os dois mundos se uniam.


E era preciso tomar muito cuidado com o gato gigante de estimação, que caçava as crianças rebeldes, o gato avisa aos donos e muitas vezes trazia as crianças até eles para virarem sopa.


Gif - Internet

E os filhos nasceram, num total de 13, que assim como os pais gostavam de sopa de criança malvada e travessa.


 

Os Pais – Os Ogros: Gryla e Leppaluoi


São preguiçoso e malvados. Gryla, uma ogra que reúne crianças travessas em seu grande saco e as ferve em sua caverna para comê-las.


Site Oficial
 

O Gato Preto Gigante (Jólakötturinn):


Gosta de assustar, aparece do nada e caça crianças rebeldes para levar para seus donos fazerem sopa.


Internet

 

Os 13 Yules

Os Dias que eles visitam as Crianças até Chegar no Natal


Site Oficial


12 de dezembro - Stekkjarstaur:


O guerreiro das ovelhas ou Sheep-Cote Clod é o mais velho e, portanto, o primeiro a ir. Ele é conhecido por assediar as ovelhas e por suas velhas pernas assustadoras.


Internet
 

13 de dezembro - Giljagaur: Ou Gully Gawk.


Esse cara adora leite e é conhecido por invadir o estábulo para roubá-lo. Ele é o maior e o mais alto, por isso viaja por ravinas e também é o zelador do Gato de Natal, que ele carinhosamente chama de Tiddles.


Internet
 

14 de dezembro – Stúfur: Ou Stubby.


O mais baixo dos irmãos, deixe uma cadeira perto da janela para garantir que ele possa alcançar o parapeito da janela. Ele também é conhecido como raspador de panelas porque adora raspar as panelas para pegar os pedaços restantes.


Internet
 

15 de dezembro – Þvörusleikir: Spoon Licker.


Como seu nome indica, ele gosta de lamber colheres. Todos os tipos que ele encontrar.


Internet
 

16 de dezembro – Pottasleikir:


Adora lamber panelas para pegar os restos de comida. Ele tem uma língua longa e hábil que o torna muito bom nisso também.


Internet
 

17 de dezembro - Askasleikir: Bowl Licker.


Adora lamber tigelas. Mais especificamente, ele gosta de lamber o askur, uma tigela de madeira com tampa e dobradiças.


Askur - Internet

Os Islandês costumavam colocavar embaixo das camas ou no chão quando acabavam de comer, então ele esperava para espiar o que restava. Askurs não são tão facilmente encontrados agora, então ele aceita qualquer tipo de tigela.


Internet
 

18 de dezembro – Hurðaskellir: Door Slammer.


Adora todas as portas, especialmente o som que fazem barulho quando batem, costuma dizer que é muito divertido.


Internet
 

19 de dezembro – Skyrgámur: Skyr Glutton.


Ele ama skyr (um tipo de iogurte da Islândia).

Vários Sabores

Ele ama, come tudo que encontrar, e costuma dizer que come até acabar ou até onde ele conseguir sentir a barriga doer.


Internet
 

20 de dezembro – Bjúgnakrækir: Ladrão de salsichas.


Adora roubar salsichas. Mas como ele costuma dizer, só rouba salsicha mesmo. E adora comer de todos os tipos.


Internet
 

21 de dezembro – Gluggagægir: Window Peeper.


Um rapaz intrometido que adora espionar pelas janelas. Ele diz que é curioso, mas adora levar coisas que considera especialmente interessantes.


Internet
 

22 de dezembro- Gáttaþefur: O farejador de porta.


Tem um nariz grande e altamente sensível. Ele está sempre farejando uma guloseima saborosa. No entanto, essa sensibilidade tem um lado negativo, se algo cheira ruim, ele fica bem longe. Se quer que ele te visite, tenha certeza que nada cheira ruim em sua casa.

Internet

 

23 de dezembro – Ketkrókur: Gancho de carne.


Ele usa seu gancho para roubar carne. Antigamente, ele fazia isso nas chaminés das casas de turfa, pegando cordeiro pendurado nas vigas ou mesmo na panela. Hoje em dia, ele diz que pode ser carne que está nas panelas ou em outro lugares, tanto faz.


Internet
 

24 de dezembro – Kertasníkir: Candle Beggar.


É o último a visitar as casa, na Islândia é escuro em grande parte do tempo no inverno, quando não havia eletricidade, e as velas eram a luz mais forte. Kertasníkir não só quer uma vela, mas também é conhecido por dar uma mordida nela, ele diz que elas eram saborosas, afinal costumavam ser feitas de sebo, que era muito mais saboroso do que as velas dos dias modernos, mas vai que ele acha alguma que pode ser saborosa, então morde mesmo assim.


Internet
 

Ano de 1764 – A História Muda


A história original realmente assustava as crianças, muitos começaram a ter medo de sair nas ruas, e qualquer coisa que faziam, mesmo que não fosse uma maldade, começaram a ter, sem conhecimento, um medo psicológico.


No ano de 1764, as autoridades proibiram os pais de inventar histórias como essa. Mas, com os Yules são uma tradição do folclore e para não perder um laço cultural, o conto foi reescrito.


Internet
 

O Novo Conto dos 13 Yules

Internet

Os rapazes passam a se vestir com as cores do Natal. Sendo 13, um por vez, a cada dia que antecede a Noite do Natal, visitam as crianças, deixando presentes aos que forem comportados e apenas uma batata estragada ao que foram travessos, fortalecendo que a criança não pode ser travessa ou agir de forma ruim com os outros.


A forma folclórica também muda, deixam de ser ogros para serem gnomos. E, cada um tem uma personalidade única, mas todos se comportam como elfos dinamarqueses.


Mas até, esse ano, era apenas um conto, uma história contada as crianças e visitantes.


 

Mudança de Vestimenta


Internet

Mesmo as travessuras e roubos que eles faziam, foram amenizados, ainda são travessos, mas de uma forma mais leve e divertida, são simpáticos e alegres.


Gostam de crianças boazinhas, e das travessas não fazem mais maldade, apenas deixam uma travessura: uma batata podre, lembrando a elas que maldade não devem ser feitas com ninguém. E se quiserem um presente no próximo Natal, devem mudar suas atitudes com as pessoas, sendo boazinhas.


 

Ano de 1932 – O Poema de Johannes Uur Kotlum chamado “Jólasveinarnir”:


O poema está no livro: O Natal está para Chegar (em inglês: Christmas is coming). Depois do poema, o conto folclórico se transforma em tradição, que acontece até os dias de hoje.


Internet

A noite do dia 11 para o dia 12 de Dezembro, conta-se 13 dias até o Natal, um por dia dos Yules, colocam um presente/castigo no sapatinho deixado pela criança.


 

Decoração da Cidade


Mesmo com alteração da lenda, os pais dos Yules: Gryla e Leppaluoi, são usados na decoração.


(Fotos - Site oficial: Clique na Foto para ampliar)

 

COMO ENCONTRA-LOS


Existem 03 locais que você pode encontrar com os Ogros e os Yules. Dizem que com o passar dos anos, até mesmo os Ogros: Gryla e Leppaluoi deixaram de comer criança.


Dimmuborgir:


O primeiro é em Dimmuborgir, o local magico onde contam as lendas que está a união dos dois mundos e a passagem para o submundo.



Um labirinto de montanhas e grandes pedras, isolado, mas com uma vista linda.



(Fotos - Site oficial: Clique na foto para ampliar)

 

Reykjavik - Capital da Islândia:


A Capital da Islândia, que na época do Natal conta por toda a cidade a lenda e mantem viva a tradição, com peças decorativas dos Ogros, dos Yules e até mesmo do gato gigante, que dizem ter ficado muito mais amigável ao longo dos anos e com a mudança de atitude dos 13 Yules.


(Fotos - Internet: Clique na foto para ampliar)

 

Fossatún - Jardim dos Trolls:


Mas se quiser interagir de verdade com eles, você deve ir até o jardim, onde tem a cabeça enterrada de Leppaluoi e Gryla junto com seu caldeirão gigante, no qual visitantes e as crianças adoram entrar para tirar fotos.


(Fotos - Internet/Site Oficial: Clique na foto para ampliar)


 

Contos dos 13 Yules em Inglês


Youtube Oficial: IcelandNaturally - The Story of Iceland’s 13 Yule Lads



Site oficial do Governo da Islândia: https://www.government.is


Site Oficial do Turismo da Islândia: https://www.visiticeland.com


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page